AGROCAN deixa gestão da Usina Pumaty


Após dez anos de arrendamento da usina Pumaty, em Joaquim Nabuco, na Mata Sul do estado, a Cooperativa do Agronegócio da Cana-de-açúcar (AGROCAN) deixará oficialmente a administração da indústria. A informação foi confirmada, em entrevista exclusiva à Rede Nova Mais, pelo fundador e presidente da cooperativa, Gerson Carneiro Leão, na tarde desta quarta-feira (28).

As dificuldades na última safra por conta do preço do etanol no mercado internacional, além das inúmeras disputas judiciais, embasaram a decisão do grupo gestor, que iniciou a administração da usina na safra 2014/2015, após dois anos de inatividade. O problema, de acordo com a gestão, dificultou o pagamento regular dos pequenos e médios fornecedores na safra 2023/2024, última sob o controle da Agrocan:

“Quando eu abri esta usina, ela estava parada há dois anos. Entramos no sacrifício, mas moemos dez safras. Em nove, pagamos tudo certinho (aos fornecedores), mas no último ano tivemos problemas porque o álcool baixou de preço e ficamos devendo aos fornecedores. Nós vamos entregar a usina porque a Justiça pediu”, disse ele.

Apesar das dificuldades, Gerson afirmou que não pretende dar calote nos fornecedores de cana-de-açúcar que ainda estão com valores em atraso. Segundo ele, todo o passivo será equacionado nos próximos meses. Para alcançar a meta, no entanto, ele afirma que pode inclusive dispor de recursos próprios:

“Peço aos pequenos fornecedores que tenham paciência, pois nós vamos pagar tudinho. Dentro de dois ou três meses no máximo nós estamos liquidando (as dívidas). (...) Eu não vou sair da área, tenho engenho em Cortês e Ribeirão, e vou continuar no sindicato. E não se preocupem que vão receber tudo, se Deus quiser. Se for preciso vender cana minha, eu vendo e pago, mas não vou ficar devendo a ninguém”, declarou.


SAÍDA SEM MÁGOAS


Apesar de sair da administração da Pumaty por determinação judicial, ele não parece guardar mágoas. Inclusive deseja sorte e sucesso para o futuro da usina, apelando para que a nova administração tenha idoneidade para tocar o empreendimento:


“Desejo que venha um grupo que tenha idoneidade para botar essa usina pra frente, porque meu projeto terminou aqui. Eu quis abrir essa usina porque a Mata Sul estava sem usina para o pessoal de Palmares e Ribeirão moerem. Eu fiz essa doidice (me chamaram de doido) e deu certo em dez safras. Agora eu cumpri meu objetivo”, afirmou.


Gerson declarou também que aprendeu bastante durante os anos à frente da administração da usina, mas que não pretende mais voltar a exercer o cargo no futuro:


“Para mim foi um aprendizado. Eu não entendia de usina e agora entendo, mas não quero mais ser ‘usineiro’, como o pessoal dizia, mas eu sou um ‘carregador de recados’. Meu dever foi cumprido, que era salvar a Mata Sul do estado”, concluiu.


DISPUTAS JUDICIAIS


Em maio de 2023, a AGROCAN emitiu nota oficial ao Jornal da Cana, publicação especializada na área, desmentindo informações de que desocuparia o parque industrial por causa de um contrato de arrendamento da usina pela cooperativa de canavieiros CoafVale, intermediada à época pela Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP). Na nota, a cooperativa declarou que esperava o trânsito em julgado do caso.


Confira a nota na íntegra:


“Diante de notícia veiculada por este conceituado órgão de informação do setor, a AGROCAN – COOPERATIVA DO AGRONEGÓCIO DA CANA-DE-AÇÚCAR tem o dever de esclarecer que inexiste qualquer risco de solução de continuidade da operação da antiga Usina Pumaty (em Recuperação Judicial), já que o parque industrial se prepara para a continuidade das atividades atualmente executada pelos fornecedores de cana-de-açúcar em um modelo nacionalmente reconhecido pelo seu sucesso e que serviu de modelo para outras unidades. Ademais, a permanência da AGROCAN na posição de arrendatária na unidade industrial da antiga Usina Pumaty (em Recuperação Judicial) está sub judice e eventual desocupação do imóvel está vinculada ao trânsito em julgado da decisão.”

Nenhum comentário

Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do Blog Click Nabuco.
A responsabilidade é do autor da mensagem.